Olá, eu sou o Chris, assistente comercial da Meu Metro, e vim falar um pouco para vocês sobre uma grande mudança na minha vida, um novo desafio, onde após 29 anos sob o teto dos pais e avós, fui morar sozinho.
Primeiro passo
O passo inicial para essa virada de chave é saber quanto custa morar sozinho mapeando os gastos. A organização financeira é essencial, por isso, na hora do mapeamento, o primeiro passo a se pensar deve ser se vai ser divido os custos da habitação com alguém.
O mais importante, deve ser reservado nas receitas para que não haja quaisquer problemas. Por isso, pense: em que região você vai morar? Qual é o tipo e o tamanho do imóvel? Ele é mobiliado? Tendo isso em mente, fica mais fácil obter um controle financeiro e ter um gasto mensal previsto somente para o apartamento ou a casa.
Localização
A localização também influencia o valor, já que, caso seu trabalho e/ou sua faculdade sejam mais distantes, os gastos com o transporte precisam ser adicionados na lista.
Ao mapear os gastos, também é de grande importância o mapeamento das contas, é um erro deixar de lado as contas do dia a dia como: água, energia, internet, condomínio, gás, etc..
Alimentação
Os gastos com alimentação e itens de cozinha são muito importantes no dia a dia, não existe mais a comidinha da mãe ao chegar em casa, os custos com comidas são de responsabilidades nossa, organizar tempo para preparar as alquimias no fogão é um processo que cumula algumas horas semanais, mas em contrapartida é muito prazeroso.
Ter uma reserva financeira é muito importante, imprevistos acontecem em todos os lados, sejam eles com cauções antecipadas, cuidados com a saúde, compra de equipamentos e objetos, mobília, eletrodomésticos, entre outros..
Está pesquisando quanto custa morar sozinho, mas não encontrou um imóvel para comprar? Então fiquem atentos as nossas ofertas:
Leia mais:
Prepare sua casa para primavera
Conheça a Meu Metro Novo de Novo: nossa web série feita em um apartamento em Florianópolis